segunda-feira, 7 de junho de 2010

O que é Bullyng?? por @denisecanella

O que seria o chamado Bullying?

É um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicologica, intencionais e repetidos, praticados por uma pessoa ou grupo de pessoas com o objetivo de intimidar ou agredir a outra pessoa incapaz de se defender.

Eu trabalho em uma escola de Educação Infantil, aonde o bullying está sendo mencionado não todos os dias, mas eu posso confirmar que já tivemos casos.

Quando uma pessoa é chamada de preguiçosa, mentirosa, baixinha, gordinha e/ou algum adjetivo ou caracteristica forte que predomina, isso já pode ser considerado bullying, mesmo que não seja intencional. Quando a pessoa recebe esse 'feedback negativo' vamos chamar assim, ela guarda aquilo dentro dela, e pode passar os anos, e ela crescer, pode causar alguns traumas que impeça de que ela consiga trabalhar em grupo, passar em uma entrevista de emprego, apresentar um trabalho ou até mesmo se relacionar com alguem. Porque? Porque quando acionamos esses tipos de ações de uma pessoa, ela acaba guardando aquilo com ela, e brevemente causar depressão e isolamento.

Podemos dizer que as caracteristicas mais predominantes - mas quando a pessoa sofre, pode causar

- comentários entre os amigos;
- recusar se socializar com a familia;
- problemas de relacionamento
- problemas para se vestir ou qualquer outro aspecto;

Os tipos de Bullying são:

- insultar a vitima; acusando sistematicamente de não servir pra nada
- ataques fisicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo ou propriedade;
- espalhar rumores negativos sobre a vitima;
- colocar a vitima em situacao problematica com alguem, ou nao conseguir uma acao disciplonar contra a vitima por algo que ela nao cometeu;

Enfim, são muitos tipos e muitas caracteristicas predominantes desse caso.

As escolas e faculdades, são os lugares são os mais comuns.

Na escola aonde eu trabalho, já ocorreu um caso de uma criança ser chamada de baixinha, e que ela nao consegui mais se relacionar com qqr outra pessoa, ela ainda se questionava se iria arrumar uma namorada, se ia conseguir um trabalho - e isso foi sendo trabalhado com a criança para que nao ocorresse algo ruim para ela, que poderia ser prejudicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário